quarta-feira, 31 de março de 2010

Demônio, o início como artista circense


Aí, tinha um circo, na divisa de Rivera e Livramento que se chamava Os Águias Humanas, e de tarde sempre eu ia por lá, em cima do morro, no Cerro do Marco. Ali, e de maneiras que eu me dava bem com o pessoal, com os artistas e o dono do circo, fiz amizade. Aí quando eu briguei com o meu pai eu fui para lá, eu treinava com eles ali, porque no Ginásio Santanense naqueles tempos a gente tinha que treinar (boxe). Também, aprender a subir corda e baixar corda essas coisas toda, porque no momento que se formasse e fosse para o exército tinha que saber, para sua defesa própria. Aí eu conversando com o proprietário do circo, eu disse que tinha largado os estudos e queria viajar com o circo. Aí ele veio, falou com o meu pai, arrumou a licença e eu viajei, aí começamo a viajar, por toda parte desse mundo! [... ] Eu escrevo poesia, teatro, eu faço música, faço tudo, eu tô escrevendo um livro também. No circo eu fazia trapézio, fazia o globo da morte com moto, eu treinava no circo, mas daí comecei a apreender muitas coisas, a magia, junto com os artistas, era praticamente uma escola. [...] Em toda parte do Brasil, quem não conhece o "Demônio" não é brasileiro! E no estrangeiro também, tanto Uruguai, Argentina. Mas mesmo assim nunca me subiu para a cabeça que eu fosse melhor que ninguém! [...] na primeira viagem eu fiquei três anos viajando e depois vim aparecer em Rio de Janeiro! Do Rio de Janeiro eu voltei, tive um mês em casa, aí seguido peguei outro circo.
/
O lutador, músico e multi-artista David Camargo, o popular Demônio (foto), recentemente falecido, relembrou seu início no circo, em depoimento a Liane Chipollino Aseff. Publicado em Memórias Boêmias - Histórias de uma cidade de fronteira (Edunisc, 2008).

3 comentários:

  1. salve o famoso demônio artista circense!

    ResponderExcluir
  2. Demônio nos deixou neste começo de ano, mas parte de sua memória está preservada no livro da Liane, para que as gerações futuras conheçam um pouco mais do artista e figura humana.

    ResponderExcluir