segunda-feira, 22 de março de 2010

O cineminha de Hermes Walter


"Eu era guri pequeno, era bem pobre mesmo, sabe? Então eu ajudava pedindo nas casas em Rivera, nas famílias, pedindo para lavar as calçadas, limpar algo, e eles me davam uns trocados, e eu ia ao cinema ver meus filmes, eu tinha uns 10 anos... um dia quando passava um filme do Frankenstein, eu fui escondido do meu pai, e eu pensava, na portaria dos cinemas, porque eu era conhecido dos porteiros, sabe? Quanto jovem sem dinheiro como eu e querendo ver um filme...., Um dia eu vou fazer um cinema para mim e para eles! E fiz. Esses filmes passei todos lá ! (...) Um dia andando nas ruas de Montevideo, um senhor me pára e alegre me chama pelo nome- Don Hermes! - fiquei espantado, pois nunca tinha visto o sujeito. Ele notou e disse: Graças ao senhor eu pude ver filmes na minha infância. Eu ia de férias para Rivera, na casa da abuelita, e frequentava o seu cinema, o senhor passava filmes de Bang-Bang, alguns não passavam aqui... Quero dizer que tudo isso é lindo, eu vou fazer amanhã 85 anos, e estou feliz, pois aquela gurizada, hoje é tudo gente de bem, doutores, todos tem alguma profissão, não tem ninguém na rua ”.
Hermes Walter (na foto de 2005, com as lembranças do Cineminha), ou simplesmente Seu Hermes, como ficou conhecido pelos quatro cantos além-fronteira, desde a sua infância pobre alimentava o desejo da construção de um cinema popular. Hermes, pode-se dizer, foi um visionário. Em sua fantasia juvenil idealizava um lugar que acolhesse os jovens que, como ele, não tinham como pagar o ingresso das matinés. Em 1954, finalmente realizou seu almejado projeto juvenil. A inauguração do Cinema Hermes brindava a população carente com filmes de qualidade. Desde então, espectadores de Santana do Livramento e Rivera deram início com freqüência cativa ao mítico Cineminha do Seu Hermes, nesse momento construído sob a forma de um rústico galpão e que mantinha a assistência lotada. Seu público infanto-juvenil partilhava do desejo de seu proprietário de ver na cidade uma sala de exibições para crianças e jovens carentes. O Cinema Hermes estava localizado na vila Júlio de Castilhos, lugar popularmente conhecido como Beco dos Maragatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário