domingo, 6 de junho de 2010

A versão de Eustáquio Apoitia sobre a chacina


"Tinha o Ary, mataram, eu conheci eles todos. Quem mandou matar? Foi a burguesia. Quem mandou não apareceu matando, só dizem que os comunistas inventaram de reagir contra a polícia[...]eu tava em Rivera aquela noite, quando eu vinha subindo começou o tiroteio, eu vinha com quatro e nos disseram prás banda da linha - vocês se escondam, porque tão matando os comunistas, mataram três ou quatro lá, bem na frente doTupinambá, alí . Nós vinha bem na esquina de Rivera, na linha, subindo ali, nós tinha ido comer na Cueva, e nós vinha vindo pro comício, mas não chegou a haver nada de comício, claro. O Ari Kulmann tinha uma pensão, a pensão da Dona Maria, ali na linha, ele foi o primeiro que morreu. E veio um do Armour que morreu, o Aladim Rosales. Tinha um morto no café Tupinambá E daí eles levaram eles pra Santa Casa, todos eles mortos e lá atiraram, como bixo, e não deixaram ninguém ver. Ai todos nós do partido fomos pra frente da Praça de Esportes, e ali juntamo um grupo de gente de ponta a ponta da praça, então eles marcaram o enterro. Então botaram eles no caixão e não deixaram se despedir de ninguém! Depois que sepultaram deixaram entrar no cemitério, mas aí, não adiantava mais nada, nós sem arma, o que ia adiantar? Os caras armado com mosquetão! Depois fizeram processo e veio gente daqui e dali, bons advogados, mas não adiantou nada! A policia toda foi absolvida e o brigadiano promovido, sabe o que é isso?"
O depoimento do construtor e militante do PC santanense Eustáquio Apoitia , filho do líder anarquista espanhol, Antônio Apoitia, joga novas luzes sobre o episódio do massacre do Parque Internacional. Na foto histórica, do acervo de Perseverando Santana, os companheiros visitam o túmulo dos militantes assassinados, 10 anos depois, em companhia de Luis Carlos Prestes, líder máximo do partido. Na foto, a partir da esquerda: Padilha, Ari Saldanha, Pedro Peres, Ângelo Cabeda, Luis Carlos Prestes, Eustáquio Apoitia e Cursine. Publicado em Memórias Boêmias, histórias de uma cidade de fronteira (Edunisc, 2008).

3 comentários:

  1. Que maravilha.
    Emocionado!
    Tenho um sonho há muitos anos e ainda penso tornar realidade: a inauguração da praça 4As, sendo que cada uma das 4 ruas que limitam a praça 4A (ou 4As) levaria o nome de um dos camaradas chacinados em 50. Tínhamos de encontrar um vereador amigo (de preferência de um partido mais à direita) para apresentar o projeto, de forma a garantir sua aprovação. No dia da inaguração, muitos de nós que não mais moramos em Santana iríamos para render essa justa homenagem.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou bisneto do Antônio Apoitia..e adoro ver uns idiotas....morrendo de amor pelo comunismo....vão morar em Cuba....para ver como é bom cambada de babacas!!!!Vcs falam do meu bisavô como se fossem irmãos dele...e o que ele deixou de bom!!! uma família dividida....várias mulheres e filhos...cambada de idiotas...atrasados!!!

    ResponderExcluir
  3. Meu avô....filho dele morreu e quem foi no enterro dele...parem de babar ovo da minha família...parem de viver no passado!!!

    ResponderExcluir