segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Mundo Árabe em evidência

O mundo árabe e suas peculiaridades religiosas e culturais está mais próximo da cultura brasileira do que muita gente poderia imaginar. Os imigrantes árabes, entre católicos e muçulmanos, contribuíram decisivamente para formar o país que hoje conhecemos em toda a sua diversidade. Neste mês de outubro, uma série de encontros dedicados a cultura árabe aprofundam os debates sobre as tradições herdadas do oriente médio, a contribuição cultural desses povos para o Brasil e a humanidade, e o conturbado presente político da região. Na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campi de Santana do Livramento, na fronteira com o Uruguai, a Semana da Cultura Árabe acontece de 25 a 28 de outubro, reúnindo palestrantes, mostra de dança e culinária, em um evento pioneiro na região (clique nos cartazes para ampliar).
Na semana anterior, em Florianópolis (SC) aconteceu a Primeira Semana da Cultura Árabe do Islã no Contemporâneo, na sede da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina). O evento reuniu escritores, líderes religiosos e acadêmicos em torno do legado do Islã e seus dilemas políticos atuais.
Ao mesmo tempo, acontece no Rio de Janeiro, no Centro Cultural Banco do Brasil, o Projeto Islã, uma série de eventos abordando as nações do mundo islâmico, reunindo palestrantes, peças raras e ciclos de filme sobre o mundo árabe. Durante esta semana, estaremos atualizando notícias, abordando a Semana Árabe em Santana do Livramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário