segunda-feira, 28 de março de 2011

Caligrafia Árabe


Após a revelação do Alcorão, a escrita árabe se consolidou e a caligrafia começou a ganhar um sentido artístico, pois a palavra possuía um caráter sagrado e sua representação gráfica precisava estar à sua altura.

Desse modo, as letras começaram a ganhar belas formas nas mãos dos escribas artistas que se destacaram ao longo dos séculos. A caligrafia árabe expandiu-se especialmente nos países em que houve presença significativa de muçulmanos. Nessas regiões, os calígrafos buscavam desenvolver a melhor criação artística; dessa forma, pintavam e desenhavam, transformando a letra em movimento vital.











De fato, procura mostrar a beleza em formas e movimentos que se expressavam sem dizer. Nesta longa caminhada, a trajetória da caligrafia árabe seguiu dentro e fora da Península Arábica. A caligrafia era utilizada nas sepulturas e nos sítios arqueológicos, nas telas dos museus e em exposições caligráficas.

Os artistas e calígrafos incorporaram a caligrafia árabe, colocando nela corpo e espírito, coração e mente. Já foi dito que, nas artes plásticas mostra outro mundo , com a música, a língua - fotografia e poesia, a consciência. A caligrafia árabe representa o corpo, a alma e os sentimentos desse mundo da arte.


Este texto é uma colaboração do calígrafo e artista plástico libanês, Moafak Dib Helaihel, radicado em Curitiba. Na foto, Moafak e a obra "Caligrafia Árabe", lançado no dia 24 de março, durante o II Festival Latino-Americano de Cultura Árabe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário